Serviços

SISTEMAS HIDRÁULICOS

O foco de qualquer incêndio tem que ser combatido assim que detectado. Sistemas hidráulicos automáticos de combate a incêndio, projetados, instalados e mantidos adequadamente, proporcionam um efetivo e imediato combate.

Dispomos dos mais adequados sistemas de combate a incêndio para cada risco e circunstancias que possa surgir, dentro dos critérios da engenharia, sempre com utilização de equipamentos aprovados UL/FM e profissionais aptos a desenvolver a melhor solução para cada necessidade e implementar o sistema que melhor atende a ocasião, sendo de atuação automática, manual mecânica ou manual elétrica. 

Seu objetivo é dar continuidade à ação de combate a incêndios até o domínio e possível extinção. O agente extintor utilizado é a água, motivo pelo qual o método principal de extinção a ser aplicado será o resfriamento

Esses reservatórios devem ser projetados e construídos para atender com o volume de água estabelecido através dos cálculos, considerando vazão e tempo de operação dos Sistemas Hidráulicos. Os Sistema de Proteção contra incêndio necessariamente devem ter volumes exclusivos definidos.

Neste local estão instalados os equipamentos que constituem o centro de operações automáticas e manuais dos Sistemas de hidráulicos (sprinklers, hidrantes, espumas, diluvio), que por suas características próprias, devem estar em ambientes isolados para protegê-los de tudo que possa prejudicar o bom desempenho das bombas e notadamente evitar o manuseio e entrada por parte de pessoas não habilitadas.

De forma rápida e automática o Sistema de Sprinklers deve Extinguir/Controlar um incêndio assim que iniciado, evitando a sua propagação e descontrole e sem qualquer intervenção humana, de forma automática, rápida e contínua a descarga de água é aplicada diretamente e SOMENTE no Material/Área em Combustão.

 

O elemento termo sensível dos sprinklers compreende uma ampola de vidro transparente, caracterizada pela sua invulgar resistência e rigidez, a qual contém um líquido altamente expansível e sensível ao calor, capaz de exercer uma força de rompimento muito elevada quando aquecido à temperatura de funcionamento. Sendo essa ampola hermeticamente fechada, um glóbulo de gás fica preso em seu interior e irá desaparecer gradualmente ao expandir-se o liquido sob a influência do calor. Se a temperatura continua a elevar-se, a pressão na ampola aumenta rapidamente até o seu rompimento, que é o ponto de funcionamento.

 

A ampola e seu conteúdo são de natureza permanente e invariável, não sofrendo alteração com a passagem do tempo, nem por condições atmosféricas, representando, assim, uma ilimitada segurança de funcionamento.

Sistema de hidrantes tem por objetivo dar continuidade à ação de combate a incêndio. O sistema de hidrantes é um tipo de proteção instalado em edifícios, utilizado como meio de combater o incêndio. É composto basicamente por reservatório de água, bombas de incêndio, tubulações, hidrantes, abrigos e registros de recalque.  Com base na distância, layout e risco protegido, os hidrantes são estrategicamente distribuídos nas áreas.

Os Sistemas de Dilúvio utilizam basicamente projetores, instalados em tubulações seca, em que o fluxo de água é controlado manual ou automaticamente por uma válvula de controle, disparada pela ativação de um detector de fumaça ou de calor. Os projetores que descarregam jatos cônicos de água nebulizada em média velocidade e em densidade uniforme, extinguem o incêndio pelo processo de resfriamento.

Com a função de intensificar o combate a incêndio, o sistema de espuma reduz a quantidade necessária de água para controle do sinistro.

A espuma mecânica, que é formada por bolhas de ar, é produzida através do batimento mecânico da água com o líquido gerador de espuma (LGE), uma espécie de detergente líquido concentrado.

Ela costuma ser agente extintor mais utilizado no combate a incêndios de classe B, que envolvam líquidos inflamáveis. Deve ser aplicada contra um anteparo, para que suas propriedades trabalhem na cobertura da superfície na área incendiada e a aplicação seja mais suave.

Ela possui dupla ação, agindo tanto por resfriamento, devido a água, quanto por abafamento, dada a própria espuma que forma um cobertor. Além disso, suas características de umectação fazem da espuma mecânica uma espuma de utilização recomendável, também, para incêndios de classe A.