Serviços

DETECÇÃO E ALARME

O Sistema de alarme e detecção são compostos por equipamentos que realizam o gerenciamento, supervisão e combate de quaisquer tipos de indícios de incêndio. Proporcionam segurança, confiabilidade e permitem maior agilidade na localização de um eventual foco de incêndio em sua fase inicial.

O Sistema consiste na detecção do incêndio, para iniciar o combate com vários agentes extintores como água, espuma, gás, ou pó químico e suas combinações, além de avisar por meio sonoro e visual brigadas de incêndio para que extinguir o incêndio ainda na fase inicial e principalmente a necessidade de abandono da edificação para os demais ocupantes.

O detector de fumaça detecta a presença de fumaça visível por meio de dispersão de seu feche de luz infravermelha que são capitadas por seu receptor no interior de sua câmera de detecção, onde os detectores iônicos de fumaça podem detectar fumaça invisível efetuando comparação do ar do ambiente com a câmera de referência produzindo variação na corrente.

Os detectores de temperatura são acionados quanto a temperatura do ambiente protegido atinge a sua temperatura nominal de atuação e outros modelos de detectores de temperatura são acionados por mudança brusca de temperatura do ambiente.

Ambos os detectores identificam o incêndio em sua fase inicial, em tempo real reportam a central de alarme de incêndio para que ações eficientes e planejadas possam imediatamente controlar um eventual sinistro, evitando-se assim, perdas e paradas operacionais.

Para áreas de alto risco, o Sistema de Detecção de Chama e Gás, é extremante importante e indispensável no monitoramento dos ambientes, fornecendo com precisão informações de presença de vazamento de gases ou chama podendo dar início a fase de ações para ventilação mecânica, shut off/down e extinção.

Os detectores de chama são sensíveis a radiação de luzes ultravioleta e infravermelhos proveniente do incêndio, no qual eliminam alarmes falsos decorrente de luz do sol ou descarga elétrica.

Os detectores de gás indicam a concentração de gases presente no ambiente e os padrões programados fornecem informação previa aumentando a chance de se eliminar o início do sinistro.

Eatly Warning e Very Early Warning Fire Detection (Alerta Precoce e Muito Precoce de Detecção de Incêndio) servem para antecipar a notificação de um incêndio para a central de alarme, de modo a ganhar tempo para investigar, intervir e evitar perturbações das atividades; além de evitar danos, tempo de inatividade e os custos da ativação de um sistema de extinção de incêndio por gás, o sistema é projetado com detectores do tipo aspiração ou com detectores pontuais.